Os benefícios da ergonomia vão além da prevenção de lesões e absenteísmo, garantindo mais produtividade e crescimento para sua empresa.
Muitos são os benefícios da ergonomia. Afinal, entre outras vantagens, ela ajuda a diminuir lesões e aumentar o desempenho do trabalhador.
De acordo com especialistas, a ergonomia é uma ciência preocupada em projetar e organizar móveis, utensílios e ambientes que permitam interações de forma mais eficiente e segura.
Ou seja, ela se aplica à forma como um trabalhador interage com seu ambiente e objetos durante o dia de trabalho. Inclui também: postura, movimentos executados, espaço ao redor, etc.
Continue lendo este conteúdo e saiba como adaptar o ambiente de trabalho em sua organização pode melhorar seus negócios.
Índice
TogglePrincipais benefícios da ergonomia
Ao incorporar a ergonomia como uma prática diária, sua empresa pode minimizar o tempo de inatividade e maximizar a eficiência de seu time.
Assim, os empregadores que se concentram na saúde e bem-estar dos colaboradores tendem a contar com uma equipe mais feliz e produtiva. Consequentemente a organização se torna mais bem-sucedida e lucrativa.
Por isso vamos analisar a seguir os principais benefícios da ergonomia para sua empresa:
Prevenção de lesões e doenças ocupacionais
A ergonomia tem como objetivo eliminar ou reduzir os riscos de lesões e doenças ocupacionais, tais como:
- Lesões por esforço repetitivo (LER);
- Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
- Dores nas costas e pescoço, entre outras.
Aumento da produtividade
Os benefícios da ergonomia vão desde o bem-estar dos colaboradores até uma maior produção e qualidade no trabalho.
Afinal, dores, fadiga e outros problemas podem afetar a performance dos trabalhadores. Mas a ergonomia ajuda-os a atuar com segurança, e em sua capacidade máxima, usando corretamente as ferramentas e equipamentos na execução de suas tarefas.
Redução do absenteísmo
A ergonomia colabora para diminuir o absenteísmo, ajudando a prevenir lesões que podem levar os colaboradores a se afastar de suas funções. As práticas ergonômicas também reduzem a fadiga e o estresse dos funcionários — fatores que contribuem para o absenteísmo.
Por isso, incentive seus funcionários a fazer pausas regulares, mudar de postura e se movimentar com frequência, bem como ajustar suas estações de trabalho para se adequarem melhor ao tamanho e à forma do corpo.
Por fim, promova comportamentos positivos de saúde, através de programas de saúde corporativa que incentivem seus funcionários na mudança de hábitos para uma vida saudáveis.
Melhoria da qualidade de vida
O efeito positivo da ergonomia começa dentro do sistema cardiovascular e se espalha para outras áreas, reduzindo a tensão que a execução das tarefas diárias gera no corpo do colaborador.
Além disso, a ergonomia pode eliminar esforços desnecessários, proporcionando maior conforto e disposição para o trabalho, o que é mais um dos benefícios que ela oferece.
Prevenção de acidentes de trabalho
Outro grande destaque da ergonomia é justamente a capacidade de identificar e eliminar riscos no local de trabalho, criando ambientes adaptados para os trabalhadores.
Além disso, contribui para a criação de um ambiente de trabalho melhor, por meio da redução de distrações, fornecimento de iluminação e ventilação adequadas e disponibilizando móveis e equipamentos ajustáveis, o que ajuda na eliminação de possíveis riscos.
Redução de custos
Entre os benefícios da ergonomia está a capacidade de reduzir a sinistralidade médica. Isso porque diminui o risco de os funcionários sofrerem lesões e doenças relacionadas ao trabalho.
Ao reduzir o número de pedidos de afastamento dos trabalhadores, a empresa pode economizar nos custos com plano de saúde.
Além disso, a implementação de políticas e programas ergonômicos oferece maior proteção legal, em caso de lesões relacionadas ao trabalho e que podem ser sofridas pelo colaborador.
Aumento da satisfação dos trabalhadores
Melhorar a satisfação dos colaboradores, reduzindo o estresse físico e mental, é mais uma vantagem da ergonomia.
Sentindo mais satisfação na rotina diária, o colaborador atua com mais qualidade, disposição e alegria.
Melhoria da imagem da empresa
Empresas que valorizam a saúde e o bem-estar de seus funcionários tendem a ter uma imagem mais positiva.
Algo que pode não só atrair clientes e investidores, mas contribuir positivamente na atração e retenção de talentos.
Como podemos ver, benefícios da ergonomia beneficiam trabalhadores e empresas. Por isso, é tão importante investir em programas de saúde corporativa voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Sucesso nos negócios: um dos benefícios da ergonomia
Então, apostar em um programa de ergonomia vale o investimento? Sim, absolutamente!
Afinal, os benefícios da ergonomia não são bons apenas para a sua equipe, mas também para o seu negócio.
Além disso, ao promover uma cultura de bem-estar, saúde e segurança entre sua força de trabalho, você aumenta o moral, fortalece a lealdade à empresa e a mentalidade da equipe. Basta escolher o parceiro certo!
A Vital Work oferece um Programa de Saúde Osteomuscular que alia os benefícios da ergonomia à prevenção e tratamento de doenças ortopédicas dos colaboradores, reduzindo os custos pela utilização do plano de saúde e absenteísmo relacionado.