Conhecer o perfil de saúde dos colaboradores é um desafio importante a ser superado quando pensamos na sustentabilidade das empresas e na manutenção do bem-estar das pessoas.
Há quase 20 anos no mercado, a Vital Work oferece uma ferramenta exclusiva que facilita esse processo sem abrir mão de análises abrangentes e robustas. O Mapeamento de Saúde da Vital Work possui plataforma própria que permite compreender o perfil de saúde dos colaboradores de forma mais profunda e eficiente.
O desafio inicial
Uma grande empresa brasileira do setor de infraestrutura de mobilidade precisava entender o real estado da saúde dos colaboradores de forma eficiente e com base em dados concretos e seguros. Todavia, com uma grande quantidade de pessoas para mapear, era fundamental encontrar uma ferramenta que atendesse suas necessidades, oferecesse suporte contínuo e levantasse informações de forma objetiva.
A solução
Portanto, ao buscar por uma solução inovadora e confiável, a empresa optou pelo Mapeamento de Saúde da Vital Work, ferramenta com questionários cientificamente validados de diversos pilares, como:
- Saúde Mental
- Saúde Financeira
- Alimentação Saudável
- Atividade Física
- Qualidade de Vida
- Saúde do Homem
- Saúde da Mulher
Com o Mapeamento de Saúde, o cliente pode, inclusive, alterar o questionário de diferentes formas. É possível utilizar o modelo padrão da Vital Work como base e fazer ajustes, ou criar um do zero.
Além disso, ele pode ser aplicado tanto no formato impresso como online. Dessa forma, empresa e colaboradores podem ser atendidos respeitando suas necessidades e preferências.
A empresa deste case optou pela ferramenta online. Por essa razão, ela pôde usufruir da responsividade da plataforma. Isso significa que o questionário pôde ser respondido através do computador, notebook, celular ou tablet.
Implementação e desenvolvimento
A fim de aumentar a eficiência da implementação do mapeamento, foi fundamental dividir o processo em etapas. Assim, o cliente pôde participar ativamente da construção do questionário, o que permitiu atendê-lo da melhor forma:
01) Alinhamento das expectativas e necessidades.
02) Seleção dos questionários, envio da base de dados e personalizações desejadas.
03) Configuração do questionário no sistema.
04) Aplicação do mapeamento.
05) Envio de base ao longo do projeto.
06) Conclusão do mapeamento.
Resultados
Ao final do projeto, a adesão alcançou números expressivos, o que permitiu obter um perfil de saúde mais completo. O Mapeamento de Saúde obteve uma adesão muito significativa, atingindo os 82%. Para se ter uma ideia, essa porcentagem representou mais de 11 mil vidas mapeadas, algo que só uma plataforma com tecnologia de qualidade pode oferecer.
Destaques
- 82% de adesão ao Mapeamento de Saúde;
- Mais de 11 mil vidas mapeadas;
- Relatórios diários de adesão.
Importância da divulgação interna
Durante a aplicação do questionário, o time da Vital Work informava os líderes regularmente sobre a quantidade de respostas que faltavam. Essa prática foi de grande importância para conquistar ainda mais engajamento dos colaboradores.
Ao entrar no questionário, a pessoa podia responder se queria ou não participar do mapeamento. Assim, além de mostrar ao colaborador que ele não é obrigado a responder às perguntas do perfil de saúde, essa ação conta como adesão.
Foco na saúde e na segurança do colaborador
Depois de completar todo o mapeamento, cada respondente recebeu um feedback personalizado e com dicas práticas sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Além de conhecer mais sobre a própria saúde, esse resultado individualizado oferece ao colaborador a oportunidade de tomar decisões a partir de dados e informações relevantes, com um panorama geral sobre sua saúde em mãos.
E tem mais: o Mapeamento de Saúde da Vital Work está em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um compromisso com a segurança dos clientes e dos seus colaboradores.
Faça parte do futuro: obtenha dados de forma prática e assertiva para construir estratégias inteligentes e reduzir o adoecimento do seu time. Mapear a saúde dos colaboradores não é apenas sobre diminuir custos, mas sobre cuidar de pessoas.