Promover a saúde emocional corporativa pode ser menos complicado do que parece – por isso confira as dicas que nossos especialistas prepararam para você.
Lidar com a saúde emocional corporativa pode parecer um desafio para muitas empresas.
Afinal, muitos profissionais relatam uma rotina de pouca atividade física, baixa qualidade de sono, ansiedade, estresse e muito mais.
Tudo isso influencia diretamente na saúde e qualidade de vida dos funcionários, no ambiente de trabalho e nos níveis de produtividade.
Sem contar que o ambiente de trabalho é onde muitos passam a maior parte de seu tempo e, em muitos casos, é o seu principal meio de apoio social e emocional.
Dessa forma, a empresa tem um importante papel para a compreensão e apoio à saúde mental de sua força de trabalho.
Para promover a saúde emocional corporativa, é fundamental preparar as lideranças para ficarem atentas à saúde mental da equipe, promover o diálogo aberto e o acolhimento, aumentar a saúde emocional corporativa organizando eventos e estar atento aos gatilhos do local de trabalho.
Preparamos algumas dicas voltadas para a promoção da saúde emocional corporativa – boa leitura!
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TogglePor que a saúde emocional corporativa é tão importante?
A preocupação com a saúde física é constante em nossa sociedade: é muito fácil encontrar informações sobre hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e a importância da atividade física.
Mas e quanto à saúde mental? O assunto ainda é pouco explorado, muito provavelmente porque muitas pessoas têm receio de expor abertamente suas dificuldades com a questão.
Por outro lado, quando pensamos na quantidade de tempo que as pessoas passam trabalhando, é fácil entender o quanto a cultura organizacional pode afetar a saúde emocional corporativa.
Mesmo entre os colaboradores que agora trabalham remotamente, passar mais tempo sozinhos pode afetar a forma como eles se comunicam com os outros ou o quão produtivos eles são.
Além disso, as pessoas sempre reagirão de forma diferente. Enquanto alguns têm mais facilidade para falar sobre como se sentem, outros podem ter uma enorme dificuldade para se abrirem.
Por isso, adotar práticas voltadas para promover a saúde mental de sua força de trabalho vai beneficiar a empresa, a equipe e os resultados organizacionais.
5 dicas para melhorar a saúde emocional corporativa
Agora que você sabe por que promover a saúde mental de seus colaboradores, é importante, trouxemos algumas dicas para melhorar o bem-estar emocional no local de trabalho.
1) Prepare as lideranças para ficarem atentas à saúde mental da equipe
A frequência das interações entre os líderes e seus funcionários é contínua. Sendo assim, os líderes devem tirar um tempo para perguntar aos seus colaboradores como eles estão se sentindo em relação ao trabalho executado.
Também é fundamental demonstrar um interesse genuíno em cada indivíduo. E devem observar mudanças de comportamento, atitudes agressivas, dificuldade de concentração e de entrosamento.
Estas são maneiras relativamente simples de melhorar a saúde emocional corporativa: nenhum planejamento é necessário, apenas tempo.
2) Promova o diálogo aberto e o acolhimento
Ser aberto sobre a direção ou visão estratégica do negócio ou pedir e ouvir feedback de maneira assertiva são formas de melhorar a saúde emocional corporativa.
Além disso, há muitas maneiras de começar a promover o diálogo aberto e o envolvimento do pessoal, como:
- Grupos Focais;
- Workshops de Inovação e outros eventos;
- Projetos Comunitários;
- Reuniões Regulares de Equipe;
- Atualizações trimestrais de desempenho de negócios;
- Uso Efetivo das Comunicações Internas.
3) Aumente a saúde emocional corporativa organizando eventos
Para promover uma boa saúde mental entre seus colaboradores você pode organizar eventos para a equipe.
Refeições especiais e passeios podem ser uma excelente maneira de mostrar seu reconhecimento.
Ao mesmo tempo, isso dá ao pessoal a oportunidade de desenvolver relações com os seus colegas fora do local de trabalho.
4) Esteja atento aos gatilhos do local de trabalho
Existem muitos gatilhos de estresse e ansiedade dentro do ambiente de trabalho, como:
- Trabalhar longas horas ou não ter pausas;
- Ter um trabalhador solitário;
- Expectativas e metas fora da realidade;
- Indisponibilidade constante para tirar férias;
- Cargas de trabalho mal gerenciadas;
- Desafios nas relações interpessoais;
- Ambientes de trabalho de alta pressão;
- Falta de apoio gerencial;
- Falta de controle sobre o trabalho;
- Comunicações internas insuficientes;
- Insegurança no emprego.
Por isso, é importante ter uma postura de vigilância, buscando eliminar ou minimizar ao máximo questões que não contribuem para o bem-estar dos funcionários.
5) Promova programas voltados para o bem-estar dos funcionários
Conte com apoio profissional, como o da Vital Work, que oferece uma ampla variedade de programas voltados para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar nas empresas.
Incluindo programas de saúde emocional corporativa, elaborados e implementados por profissionais qualificados.
Todo programa é personalizado de acordo com a necessidade dos seus funcionários e de sua empresa.
Dessa forma, o resultado é uma melhoria na saúde mental e saúde física de sua força de trabalho. Além de diminuir custos com sinistralidade médica.
Outra vantagem é que a Vital Work cuida também da gestão do programa, através da coordenação e produção de relatório gerencial.
Garanta maior produtividade com uma força de trabalho mais equilibrada e feliz!