Dezembro Laranja: Papel das empresas no diagnóstico precoce de Câncer de Pele

É comum que durante as campanhas dos meses coloridos, o Outubro Rosa ou o Novembro Azul tenham mais espaço. Porém, o câncer de pele, centro da Campanha Dezembro Laranja, também pode se tornar mais grave na falta de um diagnóstico precoce. Afinal, esse tipo de câncer pode se espalhar para outros órgãos, causando mais problemas em outras áreas do organismo, prejudicando assim a saúde das pessoas.

E qual o papel das empresas nesse contexto? Garantir um diagnóstico precoce de câncer de pele é fundamental para que o paciente se recupere o quanto antes. Além de evitar procedimentos cirúrgicos e tratamentos mais complicados, a detecção precoce também favorece despesas médicas mais equilibradas e assertivas.

Campanha Dezembro Laranja

O primeiro mês do verão aqui no Brasil é marcado por temperaturas mais altas, mais chuva em algumas regiões e também pela Campanha Dezembro Laranja, que convida as pessoas a repensarem seus hábitos na busca de uma vida mais saudável.

No mundo todo, o câncer de pele é o tipo de tumor mais frequente. A boa notícia é que se trata de um câncer com alta taxa de cura, mas que mesmo assim pode deixar mutilações expressivas quando não tratado corretamente e de forma precoce.
O Cancer Tomorrow da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2040 os casos de morte por melanoma, que é a forma de câncer de pele com maior taxa de mortalidade, irão aumentar em 80% no Brasil.

Colaboradores em risco

Com o aumento das temperaturas devido às mudanças climáticas, junto com o aumento da poluição especialmente nas áreas urbanas, a exposição das pessoas aos raios UV (ultravioleta), principais responsáveis pelo câncer de pele, estão ficando cada vez mais frequentes ao longo de todo o ano.

Por esse motivo, o diagnóstico precoce tem se tornado cada vez mais necessário, pois a partir dele é possível garantir mais qualidade de vida aos colaboradores, permitindo que realizem tratamentos mais curtos, eficientes e com menor tempo de recuperação.

Fatores de risco

O câncer de pele é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, mas pode atingir pessoas em diferentes idades, especialmente as que se expõem ao sol sem proteção solar. Os principais fatores de risco são:

  • Pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares;
  • Pessoas com história pessoal ou familiar deste câncer;
  • Pessoas com doenças cutâneas prévias;
  • Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol;
  • Exposição prolongada e repetida ao sol;
  • Exposição a câmaras de bronzeamento artificial.

Conscientização nas empresas

Levar a Campanha Dezembro Laranja para o ambiente de trabalho é uma ferramenta importante para oferecer informação de qualidade para os colaboradores, impactando inclusive seus círculos mais próximos, como família e amigos.

Existem várias ações que a sua empresa pode oferecer para levar a conscientização sobre o câncer de pele mais longe:

  • Campanha Digital: Através de conteúdos informativos variados é possível inspirar mudanças reais nos hábitos de vida das pessoas de forma atrativa e conveniente. Afinal, em um mundo cada vez mais conectado, as campanhas digitais podem levar informação de qualidade com menos custos.

  • Palestras e lives: Através de palestras e lives, os colaboradores podem ter contato com profissionais da saúde especialistas no assunto. Além de aprender sobre o câncer de pele e sua prevenção, essa é uma oportunidade chave para tirar dúvidas com quem mais conhece do assunto.

  • Stand de Saúde: Cativar colaboradores pode ser um desafio. Que tal então disponibilizar um stand de saúde acompanhado de profissionais especialistas que tiram dúvidas dos colaboradores e ainda ensinam a identificar sinais na pele que merecem atenção? Essa é uma solução da Vital Work que oferece mais interatividade, engajando os colaboradores sem deixar de levar informação de qualidade.

  • Desafios: Uma forma de engajar ainda mais os colaboradores é realizar desafios durante o mês de dezembro. Por exemplo, o departamento que mais arrecadar doações para uma instituição que trata do câncer de pele pode ganhar um almoço custeado pela empresa ou um day-off. É sempre importante pesquisar com cuidado as organizações que irão receber as doações e pensar em uma retribuição viável para a empresa e que sirva ao mesmo tempo de incentivo aos colaboradores.
     
  • Check-up dermatológico: Como já vimos, a prevenção contra o câncer de pele é fundamental. Uma solução muito importante são os check-ups dermatológicos, pois através deles um médico dermatologista faz uma avaliação inicial completa. Assim, é possível aumentar as chances de diagnóstico precoce.

Como a Vital Work pode ajudar

A Vital Work oferece diversas soluções quando o assunto é saúde e bem-estar. Leve mais qualidade de vida para os seus colaboradores e entre em contato com o nosso time.

Mais de 70 soluções de saúde e bem-estar para sua empresa

Deixe seu contato e fique por dentro de nossas novidades exclusivas

Posts relacionados