Impacto da obesidade no trabalho e como combatê-la

O impacto da obesidade no trabalho é uma das grandes preocupações quanto ao bem-estar físico e mental dos colaboradores – saiba como evitá-la.

Cada vez mais as empresas têm se debruçado sobre uma questão de saúde: o impacto da obesidade no local de trabalho.

Atualmente, cerca de 22% dos adultos brasileiros são considerados clinicamente obesos. A estimativa é que em 2030 este número suba para 30%.

As consequências da obesidade são complexas e podem causar diversos problemas psicológicos, além das consequências físicas. Estudos recentes indicam que as pessoas obesas têm cerca de 25% mais chances de experimentar um transtorno de humor, como a depressão. Além disso, essa doença já foi associada como fator de risco para diabetes tipo 2, pressão alta, doenças cardíacas, câncer e derrames.

Para os empregadores, a obesidade pode ter um impacto tangível em seus negócios. Isso é especialmente verdadeiro se um colaborador requer longos ou repetidos períodos afastados do trabalho devido à condição ou doença associada. Vamos entender melhor como isso se traduz na prática. Veja também dicas para combater o problema e elevar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários.

Entenda o impacto da obesidade no trabalho

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, tratável e multifatorial que resulta no acúmulo anormal ou excessivo de gordura, prejudicando a saúde. Essa condição afeta a função corporal ao causar prejuízos anatômicos e metabólicos, além de gerar impactos biomecânicos e psicossociais.

Em outras palavras, a obesidade é uma doença complexa que envolve predisposições genéticas, fisiológicas e ambientais de cada pessoa. Uma pessoa com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m² é considerada obesa, enquanto a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m².

Os custos totais relacionados à hipertensão, diabetes e obesidade no SUS chegaram a 3,45 bilhões de reais (R$) (IC95%: 3,15 a 3,75) em 2018. Além disso, a obesidade aumenta o risco de doenças como:

  • Artrite
  • Depressão
  • Resistência à insulina
  • Doença intestinal irritável
  • Doença hepática gordurosa não alcoólica
  • Psoríase
  • Asma
  • Derrame
  • Distúrbios reprodutivos
  • Hipertensão
  • Apneia do sono
  • Doença da vesícula biliar
  • Certos tipos de câncer

Todos esses quadros podem repercutir no dia a dia dos profissionais, gerando absenteísmo, falta de foco nas tarefas do cotidiano. E interferindo diretamente nos indicadores de produtividade, do colaborador e de toda a empresa.

Como tratar a obesidade no trabalho e elevar o bem-estar dos colaboradores

Algumas dicas podem ser colocadas em prática no ambiente corporativo, a fim de reduzir todos os problemas mencionados até aqui. Perder peso é, sem dúvida, a tática mais eficaz para reduzir suas chances de desenvolver diabetes (e aliviar seus sintomas). Foi demonstrado que a perda de peso sustentada de 5-10% em pacientes com obesidade reduz os riscos de:

  • Absenteísmo em mais de 4 dias por ano
  • Óbito de pacientes portadores de diabetes tipo 2 em 3%
  • Doenças cardiovasculares em até 20%
  • Gravidade dos casos de apneia do sono em mais de 25%
  • Doenças relacionadas aos altos índices de colesterol HDL e triglicérides

Existem algumas maneiras de garantir perda de peso e reduzir o risco e complicações do diabetes e pré-diabetes – veja algumas delas:

Nutrição adequada: os colaboradores podem, através de acompanhamento médico especializado, adotar um plano alimentar saudável pensado para seu quadro clínico e necessidades.

Atividade física: uma rotina de atividade física constante é uma parte essencial do tratamento da obesidade. Por isso, os pacientes devem adotar alguma forma de exercício moderadamente intenso diariamente. Como empresa, você pode incentivar a participação em caminhadas, corridas e outros eventos voltados ao bem-estar.

Mudanças comportamentais: aconselhamento individual, grupos de apoio e outros programas podem ser opções adicionais eficazes para o tratamento da obesidade. Além disso, melhoram a saúde emocional do trabalhador.

Você pode reduzir o impacto da obesidade no trabalho

A obesidade é uma questão complexa. No entanto, os empregadores podem desempenhar um papel importante ao ajudar a proteger a saúde de seus funcionários, enquanto criam um ambiente de trabalho inclusivo para todos. Porém, para alcançar bons resultados de forma consistente, as empresas devem contar com suporte especializado, como o Programa para Redução de Peso da Vital Work.

O programa promove mudanças significativas nos hábitos e comportamentos dos colaboradores. Dessa forma, reduz comorbidades relacionadas à obesidade e ao sobrepeso e incentiva o bem-estar geral do colaborador. Além disso, nossa equipe multifuncional monitora cada caso individualmente, garantindo que o colaborador se sinta estimulado a aderir ao programa. Com um acompanhamento que inclui suporte médico e nutricional, nossos psicólogos também oferecem o apoio emocional essencial para que essa mudança seja sustentável.

Por conseguinte, conte com nossa expertise para manter seus colaboradores mais saudáveis, engajados e felizes.

Mais de 70 soluções de saúde e bem-estar para sua empresa

Deixe seu contato e fique por dentro de nossas novidades exclusivas

Posts relacionados

Ergonomia - Saúde Corporativa - Saúde Emocional - Saúde Ocupacional - Saúde Osteomuscular - Saúde Preventiva

Ergonomia - Saúde Corporativa - Saúde Emocional - Saúde Ocupacional - Saúde Osteomuscular - Saúde Preventiva

Ergonomia - Saúde Corporativa - Saúde Emocional - Saúde Ocupacional - Saúde Osteomuscular - Saúde Preventiva