Tomar medidas para a redução de estresse na empresa ajuda a garantir maior bem-estar aos colaboradores. E mais produtividade e lucros para os negócios.
É importante considerar a redução de estresse na empresa, já que se trata de um grave problema, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Para os colaboradores, o estresse pode levar a problemas de saúde, falta de motivação e produtividade reduzida. Também pode afetar as relações pessoais e o bem-estar geral.
Já para as empresas, o estresse pode gerar um aumento do absenteísmo, da rotatividade de funcionários e dos custos de saúde.
Por isso, preparamos aqui algumas dicas para garantir um ambiente mais saudável e produtivo para todos.
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ToggleReconhecendo o estresse dentro das empresas
Os sintomas do estresse no ambiente de trabalho podem variar de pessoa para pessoa. Mas geralmente incluem uma combinação de sinais emocionais, cognitivos e físicos.
Os sintomas emocionais do estresse no trabalho incluem ansiedade, irritabilidade, tensão, depressão e falta de motivação.
Além disso, algumas pessoas podem sentir-se sobrecarregadas ou desanimadas. Enquanto outras podem se tornar mais agressivas ou impacientes.
Já os sinais cognitivos podem englobar:
- Dificuldades de concentração;
- Problemas na memória;
- Pensamentos negativos;
- Perda de perspectiva.
É importante também analisar os sintomas físicos do estresse no trabalho, entre eles: dor de cabeça e nas costas, dificuldades para dormir, fadiga, sudorese, palpitações cardíacas e questões gastrointestinais.
Em alguns casos, o estresse crônico pode levar a doenças mais graves, como:
- Quadros cardíacos;
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Doenças autoimunes.
Para promover a redução de estresse na empresa, é importante adotar políticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado – veja algumas dicas a seguir.
Como colocar a redução de estresse na empresa em prática
Existem diversas formas de evitar e combater o estresse no ambiente de trabalho. Algumas medidas que podem ser tomadas incluem:
Definir metas e prioridades claras
Estabelecer objetivos e prioridades pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga e ansiedade. Por isso, é importante definir metas realistas e que possam ser alcançadas de forma saudável.
Estabelecer limites claros entre trabalho e vida pessoal
Se o objetivo é a redução de estresse na empresa, ajude seus colaboradores a estabelecerem limites claros entre o trabalho e a vida pessoal.
Por isso, evite que seu time leve trabalho para casa. Pois desligar-se completamente do trabalho nos finais de semana ajuda a reduzir a sobrecarga, a ansiedade e outros problemas de saúde mental.
Criar um ambiente de trabalho saudável ajuda na redução de estresse na empresa
Uma boa dica é a empresa oferecer espaços que estimulem o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Exemplo: áreas de descanso, lazer e opções de alimentação saudável.
Além disso, você pode ainda promover treinamentos e workshops sobre gerenciamento de estresse e saúde mental.
Adotar uma rotina de pausas regulares
Fazer breves pausas durante a jornada de trabalho ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a produtividade.
Outro caminho é implementar políticas de flexibilidade no trabalho. Como criar a possibilidade de horários flexíveis e home office.
Estimular a prática de atividades físicas
A prática regular de exercícios físicos ajuda a liberar endorfina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e redução de estresse na empresa, assim como na vida pessoal.
Caminhar, correr, praticar yoga ou outras atividades físicas são excelentes opções. Outra alternativa é oferecer programas de ginástica laboral durante o expediente.
Promover uma alimentação saudável
Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a manter o corpo saudável, o que contribui para combater o estresse e também a obesidade.
Por isso, é importante mostrar ao seu time a importância de evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio. Uma dieta regrada colabora para a redução no estresse na empresa e na vida pessoal.
Oferecer recursos como terapia ou aconselhamento
Em casos de estresse crônico, pode ser necessário buscar ajuda profissional.
Dessa forma, a terapia ou o aconselhamento com um psicólogo pode ajudar a identificar as causas do estresse. Bem como a desenvolver estratégias para lidar com ele de forma mais eficaz.
Para isso, sua organização pode criar programas de saúde corporativa voltados para a promoção da saúde física e mental dos colaboradores. Descubra a seguir como é fácil colocar isso em prática.
Vital Work ajuda na redução de estresse na empresa
Existem diversas formas de evitar e combater o estresse no ambiente de trabalho – como as apresentadas neste artigo.
Mas é possível ir além na redução de estresse na empresa ao investir em um programa de saúde corporativa.
Essa iniciativa proporciona inúmeros benefícios para sua organização e seu time, como:
- Aumentar a produtividade;
- Melhorar a satisfação e o engajamento dos funcionários;
- Reduzir o absenteísmo;
- Ampliar a lucratividade da empresa.
A Vital Work pode ajudar nessa tarefa, através de sua equipe multidisciplinar, metodologia cientificamente comprovada e tecnologia própria.
Assim, você e seus colaboradores têm acesso a programas personalizados de saúde física e mental, visando a prevenção e o tratamento de diversos problemas.