Reduzir a obesidade no trabalho ajuda a reter talentos

A redução da obesidade no trabalho traz uma série de benefícios para a saúde do colaborador, indo muito além do seu peso.

Reduzir a obesidade no trabalho vai além dos benefícios na saúde física e garantir mais motivação, energia e produtividade para os colaboradores.

Combater a obesidade no trabalho tem sido um desafio cada vez mais presente para empresas em todo o mundo. 

Porém, abordar esse tema sensível pode ser complexo e delicado. Afinal, o peso corporal está frequentemente relacionado à autoestima. O que pode gerar receio de causar ofensa ao discutir o assunto no ambiente de trabalho. 

Por isso, muitos gestores evitam abordar a questão com suas equipes. Também é raro ver ações de conscientização promovidas pelos empregadores nesse sentido. 

Além disso, a obesidade pode ser tratada de forma insensível ou se tornar um estigma entre os colegas de trabalho. Algo que não tem lugar em um cenário corporativo cada vez mais moderno e inclusivo. 

No entanto, é fundamental enfrentar esse desafio de frente. Pois a obesidade afeta não apenas a saúde física dos colaboradores, mas também impacta seu bem-estar emocional e sua produtividade no trabalho. 

Então promover programas de saúde corporativa voltados para o combate da obesidade pode trazer uma série de benefícios para sua empresa. E a retenção de talentos é mais um deles. 

Saiba mais sobre esta questão – e como as ações certas podem trazer mais produtividade e motivação entre seus colaboradores no artigo a seguir. 

Por que reduzir a obesidade no trabalho deve ser uma preocupação para os empregadores?

Infelizmente, o número de pessoas acima do peso está aumentando anualmente no Brasil. A obesidade e os riscos associados afetam os trabalhadores de todos os setores da economia. 

Atualmente, cerca de 2,6 bilhões de pessoas já estão com sobrepeso. Se a tendência se manter, mais da metade da população mundial estará obesa ou acima do peso até 2035. 

Existem muitas causas para a obesidade, envolvendo fatores biológicos, psicológicos, econômicos e sociais. No contexto do ambiente de trabalho, influências como o sedentarismo e as pressões do ambiente corporativo podem contribuir para o ganho de peso de seus colaboradores. 

Sedentarismo e seus impactos negativos

Muitos profissionais enfrentam desafios no controle de peso, principalmente aqueles em ocupações sedentárias, como motoristas, atendentes de telemarketing e profissionais de escritório.  

Com isso, passam a enfrentar diversos riscos ligados à obesidade, como: 

  • Diabetes tipo 2 
  • Doenças cardíacas 
  • Câncer 
  • Osteoartrite 
  • Problemas emocionais e psicológicos, como depressão e ansiedade 

Relacionado: Saúde mental corporativa: como a diversidade pode colaborar 

Essas condições podem impactar significativamente a saúde do colaborador, levando ao absenteísmo por doenças, necessidades contínuas de cuidados de saúde ocupacional e diminuição da produtividade no trabalho. 

Por isso, é fundamental que os empregadores reconheçam a importância de combater a obesidade no trabalho, promovendo a saúde e o bem-estar dos colaboradores.  

Investir em programas de saúde corporativa, como os oferecidos pela Vital Work, pode ser a chave para combater esse problema e reter talentos. 

Motivação e engajamento: o poder de superar desafios

Quando os colaboradores recebem o apoio necessário para enfrentar e superar desafios, como a perda de peso, eles se sentem valorizados e motivados a alcançar seus objetivos pessoais.  

Isso resulta em um aumento do engajamento no trabalho e no desejo de permanecer na empresa a longo prazo. Por isso, vale apostar em iniciativas como: 

  • Incorporar uma maior proporção de opções saudáveis em refeitórios e máquinas de venda automática no local 
  • Incentivar a prática de atividades físicas – incluindo a ginástica laboral 
  • Incluir pausas e movimentos regulares durante a jornada – recomenda-se quebrar longos períodos de tempo sentado com atividade por apenas 1-2 minutos 
  • Patrocinar funcionários que estão engajados em desafios fitness e saúde, como corridas e outras competições esportivas 
  • Aposte na ergonomia e invista em mesas em pé – elas estão se tornando cada vez mais populares entre os funcionários do escritório 
  • Estimule a equipe a usar escadas em vez de elevadores 

Além disso, programas de saúde corporativa, como o da Vital Work, que oferecem suporte especializado e personalizado para combater a obesidade no trabalho, têm um impacto significativo na motivação e no comprometimento dos colaboradores. Saiba mais a seguir.

A importância de um programa de saúde corporativa para reduzir a obesidade no trabalho

Ao combater a obesidade no trabalho, as empresas estão investindo na saúde e no bem-estar dos seus colaboradores, mas também estão investindo na própria sustentabilidade.  

Então a criação de um programa de saúde corporativa, com parcerias estratégicas como a da Vital Work, oferece uma abordagem holística para combater a obesidade no trabalho. 

Assim, seus colaboradores passam a contar com recursos como acompanhamento médico de uma equipe multidisciplinar, planos de alimentação saudável, atividades físicas e suporte emocional.  

Assim, estes programas não apenas ajudam os colaboradores a alcançarem suas metas de perda de peso, mas também promovem uma cultura de saúde e bem-estar na empresa. Resultando em colaboradores mais saudáveis, produtivos e satisfeitos. 

Por isso venha conhecer mais sobre o nosso programa de combate à obesidade e como ele pode beneficiar a sua empresa – é só clicar a seguir. 

CONHEÇA OS PROGRAMAS VITAL WORK

Mais de 70 soluções de saúde e bem-estar para sua empresa

Deixe seu contato e fique por dentro de nossas novidades exclusivas

Posts relacionados