Já considerou como a diversidade impulsiona a saúde mental corporativa?
Saiba como fomentar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, onde produtividade e bem-estar se complementam, garantindo o sucesso da empresa. Explore como a diversidade pode contribuir para esse cenário.
Índice
TogglePor dentro do cenário atual
A saúde mental corporativa ganhou uma crescente conscientização na última década.
Inclusive, uma pesquisa apontou que os casos de depressão aumentaram em 41% no Brasil, entre o período pré-pandemia e o primeiro trimestre de 2022. Observa-se, ainda, em pesquisa realizada no primeiro semestre de 2023, piora nos hábitos de saúde, principalmente em pessoas mais jovens – na faixa etária entre 18 e 24 anos, onde 31,6% receberam diagnóstico médico de ansiedade e 14,1% de depressão.
Com isso, hoje uma grande parcela da população está lidando com desafios de saúde mental, como depressão, transtorno de ansiedade, tristeza ou isolamento. Esse fator influencia diretamente na qualidade de vida no trabalho.
Assim como a forma como o trabalho é projetado, a carga e a demanda, o nível de autonomia ou flexibilidade disponíveis, etc. Além disso, para algumas pessoas, soma-se a esses fatores as questões de falta de representação, discriminação, agressões, viés inconsciente, e muito mais.
Sendo um assunto tão importante, elaboramos este artigo que mostra como a diversidade e a saúde mental corporativa se relacionam – acompanhe!
Por que a diversidade é tão importante para as empresas?
Diversidade refere-se às várias diferenças e semelhanças entre os indivíduos, como: ser pessoa com deficiência ou não, raça, etnia, gênero, orientação afetiva-sexual, idade, realidade socioeconômica, religião, nacionalidade e muito mais.
As práticas na perspectiva da diversidade e inclusão no local de trabalho tem sido um processo gradual, que tem evoluído ao longo do tempo. Atualmente é possível reconhecer os benefícios de uma equipe diversa e de práticas inclusivas: além da redução no absenteísmo e no turnover, de acordo com último relatório da McKinsey – 2023 (A diversidade importa cada vez mais).
– Melhoria da tomada de decisões
Equipes de liderança com maior diversidade têm, de fato, 25% mais chances de ter lucratividade acima da média do setor. Isso sugere, portanto, que a diversidade de pensamentos e perspectivas está correlacionada com melhores resultados de negócios, o que pode ser atribuído a uma tomada de decisão mais informada e abrangente.
Esses dados evidenciam, então, a importância da diversidade no ambiente de liderança, destacando sua influência significativa nos resultados financeiros das empresas. Ao promover uma variedade de pontos de vista e abordagens na tomada de decisões estratégicas, a diversidade contribui para a criação de estratégias mais sólidas e inovadoras, potencializando a capacidade da organização de se adaptar e prosperar em um ambiente competitivo.
– Estímulo à inovação
Empresas com maior diversidade étnica e racial em sua força de trabalho são 36% mais propensas a superar a concorrência em termos de rentabilidade. Isso indica que a diversidade não apenas promove a inovação, mas também pode impulsionar a competitividade e o desempenho financeiro da empresa.
– Aumento da satisfação e engajamento
Empresas com maior diversidade de gênero têm 15% mais chances de superar a concorrência em termos de retorno financeiro. Isso sugere que um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado pode levar a uma maior satisfação e engajamento dos colaboradores, contribuindo para resultados positivos.
– Reflexão da diversidade do mercado
Empresas que estão entre as 25% com maior diversidade de gênero em cargos executivos têm 21% mais chances de obter retornos financeiros acima da média. Isso sugere que uma liderança diversificada está mais bem posicionada para compreender e atender às necessidades de um mercado diversificado, o que pode resultar em produtos e serviços mais relevantes e lucrativos.
– Atração e retenção de talentos
Empresas com maior diversidade são 21% mais propensas a atrair talentos altamente qualificados. Isso destaca que as organizações que promovem a diversidade são mais atrativas para profissionais talentosos, o que pode reduzir os custos associados à rotatividade e à substituição de talentos.
– Aprimoramento da reputação da empresa
Empresas com maior diversidade em cargos executivos têm, de fato, 27% mais chances de superar a concorrência em termos de rentabilidade. Isso sugere, assim sendo, que uma cultura organizacional inclusiva e diversificada pode contribuir para uma reputação positiva da empresa, o que, por sua vez, pode atrair investidores e clientes.
Estes dados destacam, por conseguinte, os benefícios da diversidade nas organizações, demonstrando sua importância crescente no ambiente corporativo e seu impacto positivo nos resultados financeiros e operacionais das empresas. Promovendo uma cultura de trabalho mais inclusiva, produtiva e inovadora, a diversidade colabora, também, com a saúde mental corporativa, o que é positivo tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Essa abordagem não apenas fortalece o bem-estar do time, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável, refletindo-se, por conseguinte, em um melhor desempenho organizacional.
Saúde mental corporativa: como a diversidade pode colaborar em sua organização?
Veja a seguir algumas mudanças de mindset e ações que colaboram com uma maior saúde mental:
1- Eduque os líderes da empresa
É importante que as pessoas em posições de liderança em sua empresa estejam cientes das disparidades enfrentadas pelas pessoas minorizadas, incluindo os desafios no acesso aos cuidados de saúde mental. Uma série de fatores contribui para isso. Colaboradores provenientes de diversas origens e estilos de vida também podem ser confrontados com a falta de representação dentro da empresa, preconceito, vieses inconscientes, entre outros
Quando os líderes empresariais são educados sobre esses temas, ademais, eles são capacitados a reconhecer com precisão os problemas dentro de suas próprias equipes, aumentando, assim, a probabilidade de criarem soluções e apoiarem efetivamente seus colaboradores.
2- Quebre estigmas e promova saúde mental corporativa
Infelizmente, o estigma em relação às diferenças existe. Um deles é direcionado às pessoas com dificuldades emocionais. Mas sua empresa pode ajudar a reduzir o preconceito em seu ambiente de trabalho.
Como fazer isso na prática? Comece não hesitando em se comunicar abertamente sobre a importância da saúde mental corporativa, celebrar as diferenças e mostrar publicamente seu apoio a pessoas de todas as origens e estilos de vida.
Além disso, incentive sua equipe a colocar sua saúde mental em primeiro lugar através do suporte de programas de saúde especializados. Como os oferecidos pela Vital Work e sua experiente equipe multifuncional.
Então, certifique-se de que seus colaboradores saibam que a organização não rotula as pessoas e que disponibiliza apoio para todos. Sejam para dificuldades emocionais ou físicas. Assim, você fará com que todos em sua equipe se sintam vistos, cuidados e respeitados.
3- Apoie um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal
Ter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal pode fazer um mundo de diferença quando se trata de saúde mental corporativa e pessoal. Por isso os líderes de sua empresa devem incentivar os colaboradores a adotarem uma jornada de trabalho sem exageros. Com as devidas pausas e folgas.
É bom lembrar que a pausa do trabalho durante o tempo de folga faz bem para mente e corpo, ajudando a reduzir custos com plano de saúde e faltas.
4- Parceiro ideal
Vital Work: recursos para promover a saúde mental corporativa
Atualmente muitas organizações têm programas de assistência que fornecem acesso a recursos voltados para a saúde geral, incluindo a mental. Sua empresa pode ajudar a criar um ambiente de trabalho de apoio, compartilhando recursos através do suporte de parceiros como a Vital Work.
Iniciativas desse tipo ajudam a reduzir o estigma, promover o bem-estar e melhorar tanto a saúde física quanto mental no ambiente corporativo. Além disso, contribuem para aproximar as equipes e promover um clima de trabalho inclusivo, equitativo e diversificado.