No combate à obesidade corporativa todos saem ganhando. A empresa conta com colaboradores mais saudáveis, produtivos e com índices de ausência menores.
Já o funcionário ganha maior qualidade de vida e pode, até mesmo, influenciar outras pessoas (familiares e amigos) a adotarem hábitos mais saudáveis.
Vale lembrar que a rotina do escritório, com pessoas sentadas por longos períodos, favorecem problemas osteomusculares. Bem como um estilo de vida mais sedentário que leva ao ganho de peso.
Portanto, um esforço coletivo para evitar que as doenças associadas à obesidade interfiram na produtividade é sempre bem-vindo,Segundo a McKinsey, empresa americana de consultoria empresarial, se a tendência atual persistir, quase metade da população mundial adulta estará acima do peso até 2030.
Se essa predisposição se confirmar, haverá mais pessoas doentes e inaptas para o trabalho. Assim, ações que levem a maior conscientização do público em geral, incluindo o combate à obesidade corporativa, são muito importantes.
Evitando os perigos que acompanham o excesso de peso
O excesso de gordura corporal tende a agravar uma série de doenças físicas e emocionais. É o caso de apneia, depressão, diabetes tipo 2, pressão alta, problemas cardíacos, etc.
Mas há uma saída para evitar esses riscos: combater o sedentarismo.
De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos nós precisamos praticar 150 minutos semanais de atividade aeróbica moderada.
Pode ser corrida, bicicleta ou mesmo uma caminhada leve. Realizar uma rotina básica (e simples) de atividade física ajuda a reduzir peso, bem como riscos de doenças cardíacas, diabetes e hipertensão.
Além disso, esses poucos minutos de exercícios simples colaboram na redução do estresse, depressão e ansiedade.
Dicas que funcionam no combate à obesidade corporativa
Confira, agora, algumas ideias que vão auxiliar no combate à obesidade corporativa.
1. Estimule seu time a ser mais saudável
Use os canais de comunicação internos para oferecer informações relevantes sobre o tema. Divulgue e apoie seus colaboradores a participarem de maratonas, corridas, caminhadas.
Uma dica bem simples é estimular os funcionários a fazerem uma caminhada de 5 minutos, para cada 1 hora trabalhada. Pode ser o momento de beber água, pegar um café, ir ao banheiro. Enfim, se movimentar e evitar que fiquem longos períodos na mesma posição.
2. Promova programas de incentivo voltados ao combate à obesidade corporativa
Crie ações dinâmicas e divertidas, como:
- Desafio da perda de peso, com metas a serem cumpridas por cada participante e premiações a cada etapa superada;
- Concurso de calorias, estimulando o público a ter maior consciência dos alimentos ingeridos e de que modo impactam na qualidade de vida.
Essas atividades precisam de profissionais capacitados para serem desenvolvidas. E, além de ajudar no combate à obesidade corporativa, promovem o trabalho em equipe e melhoram o engajamento entre as equipes.
3. Ofereça a educação necessária para controle de peso
Com o apoio de um nutricionista é possível criar um grupo de apoio que auxilie os participantes a mudar o estilo de vida e ter maior qualidade em sua rotina. Tendo como foco uma alimentação saudável, inclusive a que é servida na empresa, e a prática de atividade física.
4. Propicie a prática de atividades físicas
Coordenada por um profissional capacitado, é possível oferecer atividades físicas na própria empresa. E as opções são infinitas: yoga, zumba, pilates, exercícios para condicionamento físico, ginástica laboral e muito mais.
Se a sua empresa não puder manter essas atividades dentro da sede, pode optar por parcerias com academias, por exemplo.
5. Contrate especialistas em Programas de Combate à Obesidade Corporativa
As práticas anteriores são muito positivas, mas quando coordenadas e fazendo parte de um programa mais amplo, aumentam a eficiência e os resultados.
Assim, escolher uma empresa experiente em programas personalizados para o combate à obesidade corporativa é a estratégia mais indicada. É o caso da Vital Work, organização experiente em qualidade de vida organizacional.
Para começar, temos profissionais diversos e especializados na perda de peso. Como nutricionistas, professores de educação física, psicólogos, entre outros.
Após avaliar e determinar como está a população de sua empresa, elaboramos um programa personalizado, com metas, prazos e forma de ação.
Temos metodologia e tecnologia próprias, ancoradas na ampla experiência de nossos profissionais, que estimulam a participação no programa. E o acompanhamento é feito etapa a etapa, com recursos que podem medir o progresso individual.
Já os relatórios, apresentados por dashboards de fácil visualização, permitem que a empresa monitore o programa e veja com clareza os resultados obtidos.
Entre eles, redução de custo, maior produtividade, diminuição no absenteísmo e no presenteísmo, bem como na sinistralidade médica.
Com nosso apoio, sua empresa terá um programa que atenderá as necessidades de seu público interno. E seus colaboradores ganharão maior disposição para o trabalho e para curtir a vida!
Fale conosco e conheça melhor nosso programa de combate à obesidade corporativa!