Ginástica laboral: Tipos, objetivos e benefícios

Provavelmente, você já ouviu falar em ginástica laboral. Essa prática inclui diferentes exercícios de menor intensidade que os colaboradores podem realizar no ambiente de trabalho. Entretanto, o que a diferencia de outras práticas de alongamentos, é que ela considera as atividades diárias das equipes para oferecer os melhores exercícios.

A ginástica laboral visa promover mais saúde na rotina dos colaboradores. É como se ela funcionasse como uma espécie de aquecimento antes de iniciar o trabalho, ou até mesmo durante as atividades diárias. Ela ajuda a prevenir dores, além de diminuir o estresse e estimular uma postura correta.

Os benefícios da ginástica laboral

São inúmeros os benefícios da ginástica laboral. Ela pode trazer consequências positivas não apenas para a saúde física dos colaboradores, mas também para o bem-estar mental e emocional.

  • Motivação: Ao promover bem-estar e diminuição do estresse, as breves pausas para realização da ginástica laboral podem ajudar o estado de saúde emocional dos colaboradores. Afinal, a prática ajuda a liberar substâncias que trazem uma sensação positiva, ajudando a trazer mais autoconfiança e concentração. 
  • Ergonomia: A ginástica laboral é uma ferramenta importante na prevenção das LER/DORT, lesões relacionadas a esforços repetitivos. Além disso, ela promove mais ergonomia, auxiliando o colaborador a ser mais consciente sobre a própria postura e saúde músculo-esquelética.
  • Relaxamento: Pausas curtas ao longo do dia ajudam a levar mais qualidade de vida para os colaboradores. Dessa forma, a prática de exercícios, mesmo os menos intensos, promove tranquilidade e bem-estar, contribuindo para um ambiente de trabalho menos estressante e ansioso.

Tipos de ginástica laboral

Agora que você já compreendeu o que é ginástica laboral, seu objetivo e benefícios, que tal aprender sobre os seus diferentes tipos?

Ginástica laboral compensatória

01. Para o quê é indicada? Alivia tensões musculares e previne lesões, bem como ajuda a compensar os esforços do trabalho. Os colaboradores podem realizar esse tipo de ginástica laboral após longos períodos na mesma posição ou depois de fazer atividades que exigem muito esforço.

02. Exercícios específicos: Inclui alongamentos estáticos e exercícios de relaxamento para áreas específicas do corpo.

Ginástica laboral de relaxamento

01. Para o quê é indicada? Ajuda a relaxar, reduzindo o estresse e a tensão muscular. Desse modo, é possível realizá-la durante pausas ou no fim do dia, promovendo a recuperação física e mental.

02. Exercícios específicos: Técnicas de respiração, alongamentos suaves, visualização e meditação.

Ginástica laboral corretiva

01. Para o quê é indicada? Corrige postura e alivia dores musculares, como nas costas e pescoço.

02. Exercícios específicos: Exercícios para fortalecer os músculos enfraquecidos e alongar os músculos encurtados, juntamente com técnicas de conscientização corporal.

Ginástica laboral preventiva

01. Para o quê é indicada? Previne doenças como LER/DORT e melhora a qualidade de vida, principalmente se feita regularmente como parte de um programa de saúde.

02. Exercícios específicos: Combinação de exercícios aeróbicos, de força e flexibilidade, visando fortalecer a musculatura, pois melhora a resistência física e previne lesões.

Ginástica laboral preparatória

01. Para o quê é indicada? Prepara o corpo para o trabalho, aumentando a circulação, flexibilidade e coordenação. Portanto, ela funciona como um aquecimento antes de começar as atividades do dia.

02. Exercícios específicos: Alongamentos dinâmicos, aquecimento cardiovascular leve e exercícios de mobilização articular.

Mulher de cabelo preso pressionando o pulso. Um dos benefícios da ginástica laboral é justamente auxiliar com esse tipo de incômodo.

Como a ginástica laboral previne doenças

A ginástica laboral atua diretamente na prevenção de doenças ocupacionais, como as LER/DORT. Ao realizar exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, os colaboradores aliviam a tensão nas articulações e músculos, evitando o desgaste excessivo e o surgimento de dores crônicas.

Além disso, a prática regular da ginástica laboral contribui para a melhoria da postura, o que por sua vez, reduz o risco de problemas na coluna e outras articulações.

Por outro lado, a ginástica laboral também desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças crônicas, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes. Ao promover a atividade física regular, mesmo que em pequenas doses, a ginástica laboral contribui para o controle do peso, a redução do colesterol e a melhora da saúde cardiovascular. Consequentemente, os colaboradores se tornam mais resistentes a doenças e aumentam sua qualidade de vida.

Leve mais valor para a saúde dos colaboradores

Promover ginástica laboral e pausas ao longo do dia, mesmo que seja uma vez por semana, pode trazer inúmeros benefícios para os colaboradores e para as empresas:

  • Melhora da saúde e bem-estar dos colaboradores.
  • Prevenção de doenças ocupacionais.
  • Aumento da produtividade.
  • Melhora do clima organizacional.
  • Redução do estresse.
  • Retenção de talentos.
  • Redução de custos com planos de saúde.

O bem-estar e a saúde das pessoas é um valor essencial para o sucesso de qualquer corporação. Por isso, cuide da qualidade de vida dos seus colaboradores com as soluções da Vital Work.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Mais de 70 soluções de saúde e bem-estar para sua empresa

Deixe seu contato e fique por dentro de nossas novidades exclusivas

Posts relacionados

Ergonomia - Saúde Corporativa - Saúde Emocional - Saúde Ocupacional - Saúde Osteomuscular - Saúde Preventiva

Ergonomia - Saúde Corporativa - Saúde Emocional - Saúde Ocupacional - Saúde Osteomuscular - Saúde Preventiva

Ergonomia - Saúde Corporativa - Saúde Emocional - Saúde Ocupacional - Saúde Osteomuscular - Saúde Preventiva