Incentivar a qualidade de vida no trabalho beneficia a empresa, os colaboradores e a sociedade em geral.
Sabemos que não podemos medir a qualidade de vida no trabalho por uma única variável. No entanto, certos aspectos da vida corporativa podem proporcionar um ambiente mais saudável e uma vida melhor fora do trabalho.
Listamos algumas ideias para promover bem-estar físico e emocional no ambiente corporativo. Confira a seguir.
Índice
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Existem várias maneiras de criar um ambiente saudável, entre elas:
1) Ofereça um ambiente de trabalho seguro
Colaboradores que se sentem seguros têm uma maior qualidade de vida no trabalho, tanto física quanto emocionalmente.
Para deixar o ambiente mais seguro:
- Ofereça ambientes acessíveis, com boa iluminação e ventilação;
- Invista em equipamentos e móveis ergonômicos;
- Garanta equipamentos atualizados e com manutenção em dia.
Além disso, promova a segurança emocional através do respeito, reconhecimento e diálogo contínuo.
A segurança física e emocional melhora a qualidade de vida no trabalho, proporcionando um ambiente mais feliz e produtivo. Isso reduz os índices de absenteísmo.
2) Promova uma postura saudável durante a jornada de trabalho
É fundamental que os profissionais adotem posturas corretas e façam movimentos adequados para desempenhar suas funções. O apoio adequado ou movimentos incorretos podem ter consequências para a saúde de seus funcionários.
Para evitar esses problemas, é recomendado implementar um programa de ginástica laboral, juntamente com outros tipos de treinamentos e orientações sobre postura, oferecidos pela equipe da Vital Work.
Essas iniciativas ensinarão aos colaboradores as práticas ideais a serem adotadas no exercício de suas atividades, contribuindo para uma melhor qualidade de vida no trabalho.
3) Estimule hábitos alimentares saudáveis
Incentive seus colaboradores a optarem por uma alimentação saudável no trabalho e no dia a dia. Isso garante maior disposição e manutenção do peso ideal. Por exemplo, um programa de saúde corporativa da Vital Work pode oferecer palestras de nutricionistas ou dietas equilibradas para quem deseja reduzir peso.
Essas iniciativas melhoram a saúde dos colaboradores, combatendo diabete e hipertensão arterial.
4) Incentive a prática de atividades físicas
Uma rotina de exercícios é essencial para o bem-estar dos colaboradores. Atualmente, muitas maneiras de implementar atividades físicas no ambiente corporativo garantem uma maior qualidade de vida no trabalho.
Implemente um programa de ginástica laboral como ponto de partida para estimular mudanças de estilo de vida.
5) Promova ações que contribuam para a sociedade
Colaboradores estão mais conscientes da importância de contribuir para uma sociedade melhor. Algumas possibilidades que geram impacto positivo incluem:
- Adotar práticas sustentáveis e de responsabilidade social, como programas de reciclagem e eficiência energética e hídrica, demonstrando a preocupação da organização com o meio ambiente;
- Promover práticas saudáveis, como a prevenção do diabetes e outras doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida no trabalho, aumentando a produtividade e reduzindo o absenteísmo;
- Criar campanhas de doação de sangue para colaborar com a sociedade e tornar o ambiente organizacional mais positivo. Desenvolva uma campanha gamificada em parceria com a Vital Work, engajando os colaboradores a participar da doação em troca de pontos em uma competição pelo bem comum.
Essas ações aumentam o engajamento e ajudam a reter talentos na organização, além de reduzir custos com sinistralidade médica.
Programas de saúde corporativa e seu papel na melhoria da qualidade de vida no trabalho
Promover a felicidade no trabalho atrai e retém talentos. Colocando em prática as dicas mencionadas, você caminha para uma maior qualidade de vida no trabalho.
Com o suporte da Vital Work, alcançar esse ambiente produtivo torna-se mais fácil. A Vital Work visa aumentar o bem-estar corporativo e atende empresas de diversos segmentos e portes em todo o Brasil.
Seus especialistas desenvolvem programas personalizados de saúde física e mental, prevenindo e tratando diversas questões dos colaboradores. Além disso, a Vital Work conta com uma equipe multidisciplinar, metodologia cientificamente comprovada e tecnologia própria.
Assim, melhora-se o bem-estar dos colaboradores, gerando maior produtividade, redução de absenteísmo e licenças médicas, além de diminuir os gastos com plano de saúde.
Promover a qualidade de vida no trabalho é essencial
Primeiramente, ao garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, a empresa contribui para a segurança física e emocional dos colaboradores. Consequentemente, isso resulta em maior produtividade e menor absenteísmo. Além disso, ao incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividades físicas, a organização assegura uma equipe mais disposta e saudável.
Adicionalmente, ações que visam o bem-estar social, como campanhas de doação de sangue e práticas sustentáveis, fortalecem a responsabilidade social da empresa e aumentam o engajamento dos colaboradores.
Por fim, ao investir em programas de saúde corporativa personalizados, como os oferecidos pela Vital Work, a empresa pode não apenas melhorar o bem-estar dos colaboradores, mas também reduzir os custos com saúde e aumentar a retenção de talentos. Portanto, ao adotar essas estratégias, a empresa cria um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo, beneficiando a todos os envolvidos.
Fale com um especialista da Vital Work e descubra como podemos ajudar sua empresa a alcançar uma qualidade de vida no trabalho ainda melhor.